Pomadas cicatrizantes: 9 melhores opções e quando usar

Pomadas cicatrizantes são aliadas importantes no processo de recuperação da pele, ajudando a garantir que uma ferida cicatrize da melhor forma possível, com menos marcas, vermelhidão e inchaço. Elas agem hidratando, protegendo e, em alguns casos, fornecendo ativos que aceleram a regeneração celular ou combatem infecções.
É fundamental lembrar que, para feridas mais graves ou se houver sinais de infecção (vermelhidão intensa, inchaço, dor, pus, febre), você deve sempre procurar um médico. As pomadas são complementares ao cuidado adequado da ferida.
9 Melhores Opções de Pomadas Cicatrizantes e Quando Usar
Confira algumas das pomadas cicatrizantes mais eficazes e seus principais usos:
Para Feridas Abertas, Cortes, Queimaduras Leves e Prevenção de Infecções
- Sulfato de Neomicina + Bacitracina Zíncica (Ex: Nebacetin, Cicatrisan)
- Como age: É uma pomada antibiótica que previne e trata infecções bacterianas na pele.
- Quando usar: Ideal para cortes, arranhões, pequenas queimaduras, feridas pós-cirúrgicas (com indicação médica) ou qualquer lesão aberta que possa estar em risco de infecção. É um item essencial na caixa de primeiros socorros.
- Sulfadiazina de Prata (Ex: Dermazine)
- Como age: Possui ação antibacteriana e antifúngica, além de ajudar na cicatrização.
- Quando usar: Muito utilizada em queimaduras de segundo e terceiro graus (sempre com orientação médica), úlceras e outras feridas que precisam de controle de infecção e favorecimento da cicatrização. É um medicamento e exige prescrição.
- Kollagenase com Cloranfenicol (Ex: Kollagenase)
- Como age: A colagenase é uma enzima que remove o tecido morto da ferida (debridamento enzimático), enquanto o cloranfenicol é um antibiótico.
- Quando usar: Indicada para a limpeza e cicatrização de feridas com tecido desvitalizado (necrose, crostas), úlceras de pressão, úlceras de perna e queimaduras. Ajuda a preparar o leito da ferida para uma cicatrização mais eficiente. Requer indicação médica.
Para Hidratação, Regeneração e Uso Diário
- Dexpantenol (Pró-Vitamina B5) (Ex: Bepantol Derma, Bepantriz, Probentol)
- Como age: O dexpantenol é um potente hidratante e regenerador celular. Ele penetra na pele e é convertido em ácido pantotênico (Vitamina B5), essencial para a saúde da pele.
- Quando usar: Excelente para assaduras, lábios rachados, áreas ressecadas, tatuagens (pós-cicatrização inicial), pequenas irritações, e como um adjuvante na cicatrização de feridas leves, pois mantém a pele hidratada e estimula a renovação celular.
- Ácido Hialurônico (Ex: Hyaludermin)
- Como age: O ácido hialurônico é uma molécula que atrai e retém uma grande quantidade de água, promovendo hidratação profunda e um ambiente úmido que favorece a cicatrização.
- Quando usar: Indicado para acelerar a recuperação de feridas de diversas causas, como cortes, arranhões, queimaduras leves e esfolamentos. Também pode ser útil em úlceras e lesões por pressão sob supervisão médica.
- Cobre e Zinco (Ex: Cicalfate da Avène, Cicaplast Baume da La Roche-Posay)
- Como age: O cobre e o zinco têm propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, que ajudam a purificar a pele e a acalmar irritações. Esses produtos costumam ter uma base emoliente que hidrata e protege.
- Quando usar: Ótimas para acalmar e reparar a pele irritada, assaduras, pós-procedimentos dermatológicos (laser, peeling – se a pele estiver íntegra), pequenas escoriações e para ativar a cicatrização em diversas lesões cutâneas.
Para Prevenção e Tratamento de Cicatrizes (Hipertróficas e Queloides)
- Gel de Silicone / Fitas de Silicone (Ex: Kelo-cote, Skimatix, Silicot)
- Como age: O silicone forma uma barreira protetora semi-oclusiva sobre a cicatriz, que ajuda a hidratar a pele, regular a produção de colágeno e reduzir a tensão na ferida. Isso leva a uma cicatriz mais plana, macia e menos avermelhada.
- Quando usar: São consideradas o “padrão ouro” para a prevenção e tratamento de cicatrizes hipertróficas (elevadas e avermelhadas) e queloides (crescimento excessivo da cicatriz além das bordas da lesão original). Devem ser usados após o fechamento completo da ferida e retirada dos pontos.
- Extrato de Cebola (Allium Cepa) + Alantoína + Heparina (Ex: Contractubex)
- Como age: O extrato de cebola tem propriedades anti-inflamatórias e que podem inibir o crescimento excessivo de tecido. A alantoína estimula a regeneração celular e a heparina pode reduzir a inflamação e inchaço.
- Quando usar: Indicado para o tratamento de cicatrizes antigas e novas, incluindo cicatrizes pós-cirúrgicas, pós-queimaduras e cicatrizes causadas por acne ou estrias. Pode ajudar a melhorar a aparência e a elasticidade da cicatriz.
- Vitamina E e Óleo de Rosa Mosqueta (Ex: C-Kaderm, algumas formulações de Cicatricure)
- Como age: A vitamina E é um antioxidante que ajuda a proteger as células da pele e a regenerar o tecido. O óleo de rosa mosqueta é rico em ácidos graxos essenciais que promovem a regeneração celular e a hidratação.
- Quando usar: Embora a evidência científica para esses ativos sozinhos na melhora de cicatrizes complexas seja mais limitada em comparação com o silicone, eles são populares para hidratar e melhorar a elasticidade da pele em cicatrizes recentes e em áreas com estrias.
Dicas Essenciais ao Usar Pomadas Cicatrizantes
- Limpeza é fundamental: Antes de aplicar qualquer pomada, a área da ferida deve estar limpa e seca.
- Consistência: A maioria das pomadas requer uso contínuo e diário por semanas ou meses para mostrar resultados.
- Proteção Solar: Cicatrizes, especialmente as recentes, são muito sensíveis ao sol. Use sempre protetor solar na área para evitar o escurecimento da cicatriz.
- Não aplique em feridas abertas (para alguns tipos): Pomadas de silicone, por exemplo, são para serem usadas apenas em feridas fechadas e já sem pontos. Pomadas antibióticas são para feridas abertas ou com risco de infecção.
- Consulte um profissional: Para feridas mais sérias, ou se você tiver dúvidas sobre qual pomada usar, consulte um médico ou dermatologista. Eles podem indicar o produto mais adequado para o seu caso e tipo de ferida.
Cuidar bem da sua pele durante o processo de cicatrização é um passo importante para uma recuperação saudável e com resultados estéticos melhores.